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ESTUDOS
Estudos de Tráfego – RIT
![estudos de tráfego - RIT](https://static.wixstatic.com/media/83c774_eccf906b463442f7af1e1a39e85ed25d~mv2.png/v1/fill/w_650,h_476,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/S01.png)
O estudo de tráfego tem por objetivo oferecer dados analíticos e informações sistematizadas referentes aos estudos realizados para elaboração do Relatório de Impacto de Tráfego - RIT para diversos tipos de empreendimentos, enfatizando em sua essência, os impactos no sistema viário, especialmente em quantificar e analisar as alterações no desempenho operacional das vias principais do entorno do referido complexo, as quais servirão de acesso ao local.
Desta forma, esse relatório aborda os estudos desenvolvidos em relação ao sistema viário externo lindeiro aos futuro empreendimentos, no que se refere às suas condições físicas e operacionais; às rotas de acesso e às distribuições do tráfego gerado pelas diversas alternativas de acesso; às estimativas de geração de viagens relacionadas à inserção do futuro empreendimento; ao impacto de tráfego pelas novas viagens associadas às já existentes nas vias; à avaliação das capacidades viárias das vias do entorno e do nível de serviço de operação dessas vias e às medidas mitigadoras necessárias, visando preservar e otimizar as condições de fluidez, segurança e conforto para os usuários do sistema viário externo.
Estudos de Impacto de Vizinhança – EIV
![Estudos de Impacto de Vizinhança - EIV](https://static.wixstatic.com/media/83c774_5853f253e8c447e8a6545e69cb41171c~mv2.png/v1/fill/w_650,h_494,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/S01_2.png)
O Estatuto das Cidades, por meio da Lei Federal 10.257, define o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV –, como instrumento de planejamento e controle urbano, com a finalidade de analisar a absorção dos projetos urbanísticos pelo meio em que será inserido, e em busca de evitar danos à qualidade de vida da população, à ordenação urbanística do solo e ao meio ambiente. Em seu artigo 37, o mesmo permite ainda, a análise dos impactos de novos parcelamentos e empreendimentos, elencando alguns itens a serem analisados, como:
• Adensamento populacional;
• Equipamentos urbanos e comunitários;
• Uso e ocupação do solo;
• Valorização imobiliária;
• Geração de tráfego e demanda por transporte público;
• Ventilação e iluminação e seus efeitos sobre as construções vizinhas;
• Geração de ruídos e outros efeitos sobre o meio ambiente, inclusive relativos à segurança;
• Paisagem urbana e patrimônio natural, cultural, histórico, paisagístico e arquitetônico;
• Infraestrutura urbana instalada e as necessidades de sua ampliação.
As avaliações variam segundo o tamanho e a atividade de cada empreendimento, que se denominam polos geradores de viagens – PGV’s. O Estudo de Impacto de Vizinhança nasce com o propósito de analisar e avaliar a absorção dos projetos urbanísticos pelo meio em que será inserido e propor medidas de mitigação e/ou compensação.
Para efetivação de ações concretas inerentes ao EIV é necessária a implementação das diretrizes de uso e ocupação do solo que são estabelecidos pelo Plano Diretor. Tanto o Plano Diretor quanto o EIV são instrumentos de ordenamento territorial que devem anteceder e impedir a expansão urbana desordenada e se possível ser implementados concomitantemente pela complementaridade existente entre esses dois instrumentos.
Estudo viários e de circulação
![estudo viários e de circulação](https://static.wixstatic.com/media/83c774_ff9f87223a3941259116e077c2c9cc42~mv2.png/v1/fill/w_650,h_353,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/S01_4.png)
Estudo analítico de circulação do sistema viário e de pontos nodais críticos, propondo, quando possível, alteração de sentido das vias, sempre priorizando os modais ativos de transportes (a pé e bicicleta).
O objetivo tem como fundamento ações de engenharia para desafogar o trânsito de algumas vias, criando novas opções de rotas mais diretas e atreladas ao esquema de sinalização viária horizontal e vertical coerente, com o intuito de deixar mais claro e seguro, tanto os trajetos dos habitantes.
Entendimento de polos geradores de viagens na dinâmica local, caso apresentem alguns gargalos próximos, bem como leitura da circulação local, movimentos de retorno e loops de quadras para melhor distribuir o tráfego gerado sem causar impactos negativos. Além disso, definição de áreas de influência para melhor entender a dinâmica urbana e identificar pontos críticos.
Simulação de tráfego
![simulação de tráfego](https://static.wixstatic.com/media/83c774_90f294000757467385e03967e8294d3d~mv2.png/v1/fill/w_619,h_420,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/S01_6.png)
![simulação de tráfego](https://static.wixstatic.com/media/83c774_3360604138c84c2da4a1597faa498aa8~mv2.png/v1/fill/w_350,h_364,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/S01_6_1.png)
A simulação de tráfego é um processo virtual que tem por objetivo simular o comportamento individual de veículos e motoristas dentro de uma rede viária. Devido a aleatoriedade e complexidade do tráfego, a simulação ajudas a entender os padrões do tráfego, por meio de parâmetros, como: headway, espaçamentos, mudanças de faixas e outros. Esse comportamento, sendo usado para prever os prováveis impactos relativos a mudanças nos padrões de tráfego resultados de alterações no fluxo de tráfego ou de mudanças no ambiente físico, como número de faixas, sinalização e outras.
Existem, de forma geral, duas grandes áreas em simulação de tráfego.
• Microssimulação de Tráfego
• Macrossimulação de Tráfego
A primeira refere-se ao processo de criar um modelo virtual da infraestrutura de transporte de uma cidade ou região com o propósito de simular as interações do tráfego viário e outras formas de transporte a um nível de detalhe microscópico. Os paramentos mais utilizados são: Car-Following e Lane Changing.
Já a segunda opção trata do entendimento em macro escala, envolvendo rede de transporte público, zonas de tráfego, cujos parâmetros são: características de cada zonas; modelagem matemática para tratar dos padrões de viagens; equilíbrio da matriz Origem – Destino entre outras.
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